Tóquio manda especialistas a Pyongyang para investigar sequestro de japoneses

  • Por Agencia EFE
  • 01/06/2014 02h55

Tóquio, 1 jun (EFE).- O Japão enviará representantes diplomáticos e de suas forças de segurança à Coreia do Norte para investigar o sequestro de cidadãos japoneses por parte do regime de Pyongyang há várias décadas, segundo anunciou hoje um porta-voz do Executivo japonês.

A medida se enquadra na aproximação conseguida entre Japão e Coreia do Norte sobre este delicado assunto, durante as reuniões de alto nível que ambos os países mantiveram em Estocolmo na semana passada.

Os dois Estados acertaram que a Coreia do Norte faria uma investigação profunda sobre o que aconteceu com cidadãos japoneses sequestrados nas décadas de 1970 e 1980 pelo regime de Pyongyang.

O Executivo liderado por Kim Jong-un aceitou agora que os representantes e especialistas japoneses “se desloquem à Coreia do Norte e façam trabalhos como visitar pessoas relevantes e determinadas áreas”, afirmou o ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, em entrevista à rede estatal “NHK”.

O porta-voz assinalou que o acordo entre Tóquio e Pyongyang “não representa nenhum problema” para a colaboração do Japão com seus aliados Estados Unidos e Coreia do Sul. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.