Toyota apresenta edição limitada da Hilux e conceitos inovadores

  • Por João Guimarães/Jovem Pan
  • 28/10/2014 16h42

Com o tema “O melhor da tecnologia japonesa no Brasil”, a Toyota traz um pouco do futuro para o seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo.

A montadora apresenta pela primeira vez na América Latina o FCV, carro movido com célula combustível de hidrogênio a ser produzido em escala comercial, com lançamento marcado para o início de 2015 nos mercados japonês e norte-americano.

O FCV possui um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, com capacidade máxima de 70 mpa, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula combustível a hidrogênio – uma estação localizada no centro do assoalho do veículo. É dentro desta estação que ocorre a reação química para colocar o FCV em movimento.

O veículo capta o oxigênio da atmosfera através de sua entrada de ar frontal e o leva até esta estação, para onde o hidrogênio contido nos dois tanques também é direcionado. Lá dentro, a célula combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando uma carga elétrica. Ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando água. A energia elétrica é direcionada ao conversor, que alimenta o motor do FCV, e a água é expelida pela válvula de escape. O motor também é alimentado diretamente pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pela desaceleração e frenagem do automóvel.

O FT-1, superesportivo-conceito da Toyota, é outro estreante no mercado automotivo latino-americano a marcar presença no estande da Toyota.

A configuração do motor de tração frontal do FT-1 deixa o cockpit em uma posição mais afastada entre os eixos, para melhorar a distribuição de peso. Os para-brisas e vidros laterais nas aberturas da cabine do piloto dão um toque ainda mais agressivo ao conceito.

Lançamento

A Toyota lança no Salão a Hilux Limited Edition, série especial com base na versão SRV Top Diesel 4×4.

O modelo tem novas rodas aro 17” em preto fosco e adesivos personalizados, que também se prolongam pela traseira. Na caçamba, a Hilux traz santantônio Sport cromado com protetores laterais em preto, além de capota marítima de lona.

A Hilux Limited Edition terá 3 mil unidades à venda no mercado nacional, e estará disponível a partir de novembro, nas cores preto e branco.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.