Tragédia de Mariana: Juristas e ONGs pedem afastamento do juiz Mário de Paula
Mais de 140 juristas e organizações não-governamentais assinaram nesta quarta-feira, 28, uma carta aberta pedindo o afastamento do juiz Mário de Paula Franco das decisões referentes à tragédia de Mariana, em Minas Gerais. Em 2015, a Barragem de Fundão, de responsabilidade da mineradora Samarco, se rompeu, matando 19 pessoas, provocando o desaparecimento de distritos e a poluição de rios. Segundo o documento, no entanto, “passados mais de cinco anos, o processo de reparação pouco progrediu”. A carta argumenta que “nenhum reassentamento foi construído, não houve responsabilização criminal dos envolvidos e das envolvidas, e uma série de acordos foram sistematicamente descumpridos, o que somente agrava a situação das populações atingidas”.
Em outubro do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com um mandado de segurança para reverter decisões tomadas por Mário de Paula Franco. Em março deste ano, promotores, procuradores e defensores públicos também pediram o afastamento do juiz, alegando que ele tratou de “modo desigual” as partes envolvidas. Em defesa assinada no dia 25 de abril, ele não reconheceu a parcialidade. O processo foi encaminhado para o Tribunal Regional Federal da 1º Região.
[jp-related-posts ids=”1027816,1000085,1001019″]
*Com informações da repórter Letícia Santini
Assuntos
continue lendo
Política
Datafolha: Cleitinho tem 40% dos votos no 1º turno em MG; Patrus tem 15% e Kalil 9%
Matheus Simões (PSD), Flávio Roscoe (PL) somam 5% cada e Gabriel Azevedo (MDB) marca 3%
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 6 dias
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 1 semana
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 3 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 3 semanas