Trump anuncia novas tarifas para China e derruba petróleo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu, nesta quinta-feira (1), impor tarifas adicionais sobre US$ 300 bilhões em importações chinesas. A medida entrará em vigor a partir do dia 1º de setembro e vai atingir bens de consumo populares como celulares, brinquedos e calçados. Por serem tipicamente importados da China, a taxação dificulta a redução de custos ou a transferência da produção para outro país.
No Twitter, o presidente afirmou que a tarifa será inicialmente fixada em 10% e culpou a China por não seguir com o acordo estabelecido para compra de produtos agrícolas norte-americanos. Ele também criticou o presidente Chinês, Xi Jinping, por não interromper a venda do medicamento Fentanyl aos Estados Unidos.
O anúncio da taxação atingiu duramente os mercados financeiros. Os preços do petróleo caíram mais de 7%, a maior queda diária desde fevereiro de 2016. Além disso, os índices acionários do país reduziram ganhos e o Dow Jones passou a operar em território negativo.
Estados Unidos e China vivem, desde o ano passado, uma guerra comercial marcada por tarifas nas importações. Negociações para tentar amenizar a tensão entre os países prosseguem com poucos sinais de progresso.
*Com informações da repórter Larissa Coelho
Assuntos
continue lendo
Mundo
Departamento de Justiça dos EUA defende censura de Trump a emissoras: ‘Privilégio’
Um juiz distrital americano convocou uma audiência para esta quarta-feira (23) para analisar a ação
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 3 dias
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 5 dias
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 3 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 3 semanas