TSE lança iniciativa contra ‘desinformação’ na eleição de 2020
Com o objetivo de acabar com a propagação de fake news sobre apurações, urnas eletrônicas, candidatos e partidos políticos, o Tribunal Superior Eleitoral lançou nesta sexta-feira (30) o Programa de Enfrentamento à Desinformação, com foco nas eleições municipais do ano que vem.
Ao todo, 34 instituições, entre siglas partidárias e entidades públicas e privadas assinaram o termo de adesão à iniciativa. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, destacou os ataques que atingiram a Justiça Eleitoral no pleito do ano passado.
“Verificou-se um direcionamento maciço de ataques à própria Justiça Eleitoral com a divulgação em larga escala de notícias falsas com o objetivo de desacreditar a instituição e seus integrantes, colocando sob suspeito o sistema eletrônico de votação.”
O programa tem como objetivo identificar, desestimular e combater as fake news relacionadas ao sistema eleitoral, expondo de forma transparente como ocorrem as etapas da eleição.
O Facebook não conseguiu conter a divulgação em massa das fake news no Brasil durante as eleições de 2018. De acordo com o The Wall Street Journal, a companhia admitiu em documentos internos que não tinha desenvolvido ferramentas para uma detecção proativa em tempo.
A avaliação é que a rede social precisou do alerta da imprensa para identificar atividades suspeitas de desinformação, como o uso de aplicativos externos para a publicação em série de notícias favoráveis ou contrárias a determinados candidatos.
No ano passado, representantes do Facebook celebraram publicamente os esforços da empresa para impedir a propagação de fake news. O objetivo era evitar as críticas que ocorreram em 2016, durante a eleição presidencial nos Estados Unidos, quando a rede social foi acusada de permitir o uso da plataforma para difundir mentiras.
Os documentos indicam ainda que a companhia demorou quatro meses para acabar com uma rede que espalhava notícias falsas sobre a vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018. O relatório indica ainda que a empresa continua se preparando para evitar a propagação de fake news durante a eleição presidencial de 2020 nos Estados Unidos.
Em nota, o Facebook declarou que tem feito “progressos significativos no combate a redes coordenadas que usam contas falsas e na luta contra a desinformação”.
*Com informações do repórter Matheus Meirelles
continue lendo
Política
TSE dá dois dias para MP se manifestar sobre Garotinho desistir de manter candidatura
Candidato chegou ao pleito do governo do RJ com a candidatura indeferida, mas recorreu na tentativa de reverter a decisão
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 2 dias
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 2 dias
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 2 dias
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 5 dias