TSE mantém prazo para apresentação de propostas em licitação de urnas eletrônicas
O Tribunal Superior Eleitoral deu uma nova chance para que duas empresas concorrentes de uma milionária licitação para a compra de novas urnas eletrônicas corrijam falhas apresentadas.
A multinacional Smartmatic, que entrou na disputa como integrante do consórcio junto com a empresa Diebold, tentava se manter como única na concorrência. Com a decisão do TSE nesta quarta-feira (8), a Positivo também entra no páreo pela licitação de R$ 700 milhões.
Em setembro do ano passado, as duas empresas foram desclassificadas da disputa por questões técnicas.
Diante do cenário, a ministra Rosa Weber determinou a apresentação de novas candidaturas ou apresentação de resolução dos problemas pelas concorrentes desclassificadas.
A Smartmatic e a Positivo têm oito dias para apresentarem novos protótipos das urnas que serão utilizadas nas próximas eleições municipais, em outubro.
Os equipamentos precisam ser entregues até agosto e devem substituir modelos fabricados em 2006 e 2008, que já ultrapassaram o tempo previsto de uso de 10 anos.
Por unanimidade, a decisão foi tomada em sessão extraordinária convocada pela ministra Rosa Weber em pleno recesso do Judiciário. Segundo ela, as férias não impedem a atuação do Tribunal.
Durante o voto, o ministro-relator, Edson Fachin, afirmou que trata-se de um “tema sensível à República brasileira”.
*Com informações da repórter Letícia Santini
Assuntos
continue lendo
Política
Como funciona o horário unificado de votação nas eleições brasileiras
A regra implementada pelo Tribunal Superior Eleitoral sincroniza a abertura e o fechamento das urnas em todo o país para blindar a apuração contra fraudes informacionais.
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 7 horas
- Jão amplia turnê de Memórias Póstumas; confira agenda da semana Fabrizio Neitzke · há 9 horas
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 2 semanas
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 2 semanas