Tsipras: a prioridade é restabelecer a estabilidade econômica e dos bancos

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 12h40

Atenas, 21 set (EFE).- O líder do esquerdista Syriza e ganhador das eleições na Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta segunda-feira que o objetivo prioritário de seus primeiros meses de governo será restabelecer a estabilidade econômica e o funcionamento dos bancos.

Tsipras fez estas declarações em reunião com seu partido na qual fez um balanço das eleições antecipadas realizadas ontem, quando o Syriza venceu com 35,47% dos votos e 145 deputados.

O líder esquerdista acrescentou que, uma vez que assuma o governo, será também de máxima prioridade começar a renegociação da dívida e avançar nas reformas “importantes” que restam, como as leis relacionadas com a luta contra a corrupção.

A sociedade deve sentir que foi restabelecida a justiça, disse o próximo primeiro-ministro da Grécia.

Tsipras jurará nesta mesma tarde o cargo, em um ato que será realizado na presidência da República.

Nas próximas horas espera-se que Tsipras trate sobre a composição de seu gabinete ministerial, que fará o juramento amanhã.

Para isso, Tsipras se reuniu com o líder dos nacionalistas Gregos Independentes, Panos Kamenos, cujo partido obteve 3,69% dos votos e dez deputados.

Após a reunião, Kamenos disse aos meios de comunicação que o governo que assumirá amanhã o poder será um Executivo “progressista que seguirá o trabalho” que iniciou na anterior etapa.

“Chegou a hora para as grandes decisões”, acrescentou Kamenos, quem mostrou sua esperança de que os deputados deem um amplo apoio ao governo em prol da “união nacional”.

“É hora de cada partido fazer sua limpeza interna”, acrescentou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.