Tsipras apresenta seu programa de governo no Parlamento
Atenas, 7 fev (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, apresentará esta tarde no Parlamento seu programa de governo, um plano escalonado de medidas que espera sirvam para que os parceiros europeus concedam à Grécia um crédito até a assinatura de um acordo de reformas definitivo.
O discurso de Tsipras dará começo ao debate parlamentar de três dias que concluirá na terça-feira com o voto de confiança ao novo Executivo.
Segundo fontes governamentais citadas pela imprensa local, espera-se que em seu discurso Tsipras anuncie um plano de medidas dividido em duas fases.
A primeira, de cinco meses, se centraria em combater a crise humana, um dos pilares do denominado programa de Salônica que, entre outros aspectos, contempla oferecer luz gratuita, vales de alimentação e bônus de transportes para os mais pobres.
Este plano que, segundo o calculado pelo governo custaria cerca de 2 bilhões de euros e seria financiado mediante uma melhor luta contra a evasão fiscal, é uma das principais promessas do novo governo.
Segundo os cálculos do partido esquerdista Syriza, o Estado grego perde anualmente 12 bilhões de euros por contrabando, evasão fiscal e dívidas da Fazenda.
O programa de Salônica define como objetivo readquirir anualmente 4 bilhões desse total.
Em uma segunda fase, que se desenvolveria ao longo do resto da legislatura, seriam criadas as condições para a aplicação do novo contrato social proposto por Tsipras.
O governo confia em que a linha que Tsipras esboçará no parlamento servirá para chegar a um compromisso com Bruxelas na reunião extraordinária que realizará o Eurogrupo na próxima quarta-feira. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.