Tsipras fala com Hollande antes de reunião de presidente francês com Merkel
Atenas, 6 jul (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, e o presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, tiveram nesta segunda-feira uma conversa telefônica com o presidente da França, François Hollande, com vistas à reunião que o líder francês terá esta noite com a chanceler alemã, Angela Merkel.
Segundo fontes do governo citadas pela televisão pública, Tsipras teria falado também com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi.
Estas fontes assinalaram que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu falar com Tsipras, conversa que deve acontecer no intervalo da reunião que o primeiro-ministro mantém há algumas horas com os líderes políticos gregos.
A reunião, presidida por Pavlopoulos, acontece no palácio presidencial e o único líder ausente é o do partido neonazista Amanhecer Dourado.
O encontro, programado desde ontem à noite, coincide com a renúncia do ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, que anunciou hoje que deixa o cargo para facilitar um acordo com os credores.
Após a arrasadora vitória do “não” no referendo realizado ontem, em que mais de 60% dos gregos rejeitaram a proposta das instituições, Varoufakis decidiu “ajudar Tsipras a explorar, na medida em que considerar acertado, o capital que o povo grego nos garantiu ontem no referendo”.
Após a divulgação de sua saída, Varoufakis assinalou, em sua entrada ao Ministério das Finanças, que a única notícia que importa hoje é o grande “não” que o povo grego enviou ontem à noite à Europa e a forma como isso fortalecerá Tsipras na negociação.
Desde que o governo assumiu em janeiro, Varoufakis foi a figura mais controvertida no exterior, e nas reuniões do Eurogrupo muitos ministros se queixavam mais ou menos abertamente de que era no mínimo difícil colaborar com o titular grego.
Isto levou a, em abril, Tsipras decidir reduzir seu papel nas negociações em Bruxelas, deixando o comando de fato das conversas ao vice-ministro de Relações Internacionais Econômicas, Euclidis Tsakalotos, que é cotado para substituir Varoufakis no cargo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.