Turismo na Espanha cresce 2,9% em 2014, com 65 milhões de visitantes

  • Por Agencia EFE
  • 20/01/2015 14h08

Madri, 20 jan (EFE).- A atividade turística na Espanha cresceu 2,9% em 2014, com a chegada de 65 milhões de estrangeiros, 7,1% a mais do que em 2013, conforme estimativas de Exceltur, a entidade patronal do setor.

Os turistas deixaram no país 49 bilhões de euros (R$ 149.049.871.884), 3,9% a mais do que no ano anterior. Este crescimento do PIB turístico supera em cinco décimos as previsões da Exceltur, que apontava em outubro do ano passado a uma alta de 2,4%, e dobrará a taxa de crescimento prevista para o conjunto da economia espanhola.

Desta forma, o turismo consolida sua capacidade para impulsionar a recuperação econômica e o trabalho, com a criação no ano passado de 53.213 empregos líquidos. Isso contribui, por sua vez, com o desenvolvimento de outros setores ligados, como o comércio e, em menor medida, a construção, através da reabilitação de regiões turísticas, destacou nesta terça-feira o vice-presidente executivo da Exceltur, José Luis Zoreda de la Rosa.

Embora a receita gerada pelo turismo estrangeiro na Espanha fortaleça o país, reduzindo o risco, a Exceltur advertiu que continua diminuindo a despesa média por turista tanto em termos nominais, com uma queda de 3%, quanto reais, com 3,4%, ao descontar a inflação.

A boa quantidade de turistas acompanha uma gradual recuperação da demanda nacional, que se consolidará em 2015, apontou Zoreda em entrevista coletiva. Na Espanha, o turismo fornece mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.