Ucrânia vai pedir adesão à União Europeia em 2020

  • Por Agencia Brasil
  • 25/09/2014 09h10

A Ucrânia vai pedir oficialmente adesão à União Europeia (UE) em 2020, anunciou hoje (25), em Kiev, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko. “Vou apresentar um programa de reformas, cuja aplicação permitirá à Ucrânia fazer, em seis anos, um pedido de adesão à União Europeia”, disse Poroshenko, ao discursar em um congresso de magistrados, segundo sua assessoria de imprensa.

 

O presidente ucraniano informou que o plano prevê cerca de 60 reformas, além de programas especiais, e destacou a reforma do sistema judicial, destinada a restabelecer a confiança da sociedade na Justiça.

Poroshenko anunciou também que determinou ao governo renunciar oficialmente ao estatuto de não alinhado, uma medida que abre caminho à entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A Ucrânia assinou em junho um acordo de associação com a UE, que foi ratificado em 17 de setembro pela Rada Suprema (Parlamento ucraniano) e pelo Parlamento europeu.

A crise na Ucrânia obrigou mais de 500 mil pessoas a abandonarem as casas, informou, no dia 2 de setembro, a agência da Organização das Nações Unidas para os refugiados, advertindo que uma escalada da crise poderia “desestabilizar toda a região”. Pelo menos 260 mil pessoas estão deslocadas na Ucrânia e, segundo Moscou, mais 260 mil procuraram asilo na Rússia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.