Um em cada quatro alimentos brasileiros possui agrotóxicos acima do limite ou proibidos, diz Anvisa
A Anvisa (Agência Nacional de Saúde) encontrou resíduos de agrotóxicos acima do limite permitido ou até mesmo proibidos no Brasil em 23% dos alimentos analisados. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (10), pela agência e fazem parte do Para (Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos).
Desses 23%, cerca de 17% tinham resíduos de agrotóxicos proibidos para aquele tipo de alimento. Em 2% da amostra havia ingredientes acima do limite permitido, e, 0,5%, ingredientes proibidos em todo o Brasil.
Segundo a diretora da Anvisa, Alessandra Soares, essas informações são importantes para os consumidores e para o setor agropecuário brasileiros. “Nós temos consumidores mais conscientes, mais responsáveis, que nos cobram mais, nos provocam mais, então isso é importante. Quer dizer, estamos entregando informação suficiente para o consumidor e estamos conduzindo de uma forma também muito responsável a questão de como o setor produtivo lida com esse assunto, que é tão delicado e sensível”, disse.
A Anvisa analisou 4.600 amostras de 14 tipos de legumes, cereais e frutas, como beterraba, arroz e laranja. De acordo com a agência, esses alimentos analisados representam 30% daqueles de origem vegetal consumidos pela população brasileira. Eles foram coletados em supermercados de 77 cidades de todo o Brasil, exceto no Paraná, que não participa do programa Para desde 2017.
A análise ocorreu entre 2017 e 2018 e detectou 122 tipos de agrotóxicos do total de 270 pesquisados. Esse foi o primeiro de três ciclos de monitoramento do Plano Plurianual, que vai até o ano que vem.
Em relação aos consumidores, a Anvisa orienta que sejam priorizados os alimentos rotulados com a identificação dos produtores. Isso contribui para que eles se comprometam com a qualidade dos produtos.
Também é importante lavar os alimentos com água corrente, bucha ou escovinha que que sejam usadas apenas para essa finalidade, o que ajuda na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes no exterior dos alimentos, como nas cascas.
*Com informações da repórter Nicole Fusco
continue lendo
Notícias
Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente
Especialistas analisam os efeitos da pressão por produtividade, a transformação do lazer em obrigação e o hábito de adiar o sono para ter algumas horas de tempo livre
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 3 semanas
- Netanyahu diz que Israel discorda do plano dos EUA para Gaza AFP · há 3 semanas