Vacina contra gripe deve ser tomada anualmente; campanha começa na segunda (04)
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (02). Devem receber a dose crianças de seis meses a 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, pessoas com doenças crônicas e funcionários do sistema prisional.
O infectologista Adilson Westheimer disse, em entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan neste sábado (02), que é muito importante que a vacinação ocorra uma vez por ano. “Anualmente as pessoas precisam se imunizar para evitar a contaminação pelo vírus”, afirmou ao lembrar que os anticorpos produzidos depois da gripe são temporários.
Apesar das especificidades daqueles que devem tomar a dose, o Westheimer aconselha que todos tomem: “quem puder e tiver condições procure uma clínica particular para tomar a vacina porque vale a pena”.
O infectologista também desmentiu o mito de que a vacina causa gripe. “É extremamente segura, não causa efeitos colaterais sérios, o principal efeito é dor no local da injeção e, em raros casos, nas primeiras horas as pessoas podem ter leve coriza e dor de cabeça”, detalhou.
O Ministério da Saúde anunciou que irá disponibilizar 54 milhões de doses até o final da campanha em 22 de maio. O objetivo é vacinar cerca de 40 milhões de pessoas em todo o país.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.