Vendas de imóveis usados e mercado de locação sobem em São Paulo em 2021
A venda de imóveis usados e o mercado de locação registraram desempenho positivo em 2021. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo apurou uma elevação nos negócios de 6,84% e um avanço de 6,5% nos aluguéis. Apesar da expansão, o desempenho ficou abaixo de 2020. Em dezembro, os imóveis mais vendidos ficaram na faixa de até R$ 400 mil. O setor comemora o cenário diante das adversidades do segundo ano de pandemia do coronavírus. Uma demonstração de um ano mais difícil, o volume de vendas acumulado em 2021 ficou 89% menor em relação a 2020. E o mesmo movimento na locação residencial. Com saldo de 49% inferior ao ano inicial da pandemia.
O Secovi, o sindicato da habitação de São Paulo, irá divulgar na próxima semana o balanço do imóveis novos, com o terceiro ano seguido de elevação nas vendas. Em 2021 acima de 60 mil unidades. O setor conseguiu atravessar bem a pandemia, mas tem o desafio agora de manter o desempenho com o aumento na taxa básica de juros, Selic, pelo Banco Central para conter a inflação, mas que reflete em financiamentos mais caros aos consumidores, principalmente em contratos longos como a aquisição de imóveis.
*Com informações do repórter Marcelo Mattos
Assuntos
continue lendo
David de Tarso
Marcola não participará presencialmente de julgamento em SP; Justiça cita risco à segurança pública
Decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo determina que líder do PCC acompanhe a sessão por videoconferência e seja interrogado remotamente; júri está marcado para maio de 2027
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 13 horas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 1 semana
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 1 semana
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 3 semanas