Vulcão equatoriano Tungurahua registra atividade de moderada a alta

  • Por Agencia EFE
  • 05/04/2014 22h24

Quito, 5 abr (EFE).- A atividade do vulcão equatoriano Tungurahua se manteve neste sábado entre moderada e alta, após a forte explosão registrada na sexta-feira, que causou a queda de cinza e cascalho em áreas próximas, informou o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional.

Nas últimas 24 horas foram registradas cinco explosões de magnitude moderada e uma de grande tamanho, além de 22 tremores leves relacionados com o movimento interno de fluidos e um tremor constante pela emissão de gases e cinza.

O IG informou que após a explosão e grande atividade registrada na sexta-feira, a atividade foi diminuindo, embora os sinais sísmicos ainda se mantenham de forma constante.

Patrício Ramón, técnico do IG no Observatório Vulcanológico Tungurahua, que fica perto do monte, disse à Agência Efe que a atividade está em um “nível moderado a alto” e que se mantém de maneira “sustentada”.

O Tungurahua, de 5.016 metros de altura e situado no centro dos Andes equatorianos, faz parte da mais de meia centena de vulcões do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.