Escalada de crises no DF abre caminho para candidatura de Izalci Lucas
Para aliados de Izalci, o senador se filiou ao PL com a garantia de Valdemar Costa Neto e de Jair Bolsonaro de que seria o candidato ao governo
Com o desgaste do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), no caso Master, e o aumento das especulações de que ele não concorrerá ao Senado, cresce entre aliados a percepção de que a atual vice, Celina Leão (PP), tampouco teria condições de disputar o Palácio do Buriti. Ibaneis é o principal fiador da candidatura de Celina.
Com o fracasso do projeto de Celina, o titular desta coluna apurou nesta quarta-feira (28) que o senador Izalci Lucas (PL-DF) deverá permanecer no partido e construir sua candidatura ao governo do Distrito Federal.
Para aliados de Izalci, o senador se filiou ao PL com a garantia de Valdemar Costa Neto e de Jair Bolsonaro de que seria o candidato ao governo. Nos últimos meses, no entanto, com a ausência de Bolsonaro nas discussões, o projeto começou a se distanciar, especialmente ao ver Michele Bolsonaro apostar todas as fichas na vice-governadora Celina Leão, que agora deve recuar.
De forma reservada e sem comemorar, Izalci disse à coluna nesta quarta-feira que “nada é por acaso” e que deverá permanecer no PL, focado no projeto de governo. O senador tem se posicionado firmemente na oposição, com duras cobranças no caso do INSS e no escândalo do Banco Master, que atinge diretamente seu adversário político Ibaneis Rocha.
No grupo de Ibaneis, diante da fragilidade do governador, uma ala do MDB já considera a possibilidade de apresentar um nome alternativo para a disputa pelo Buriti: o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF). De acordo com essa avaliação, Prudente agradaria mais a setores de centro e da esquerda em um eventual segundo turno, especialmente se o ex-governador José Roberto Arruda (PSD) entrar na disputa.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.