De videogame a iPhone 15: confira as novidades tecnológicas de setembro

Tradicionalmente, este mês sempre foi conhecido por trazer diversas inovações no setor de tecnologia da informação no Brasil e no mundo

  • Por Davis Alves
  • 24/09/2023 10h00 - Atualizado em 24/09/2023 11h18
  • BlueSky
neofeed apple Eventos de anúncio de novidades, como os da Apple, marcam mês de setembro

O mês de setembro sempre foi conhecido por trazer diversas novidades no setor de tecnologia da informação no Brasil e no mundo. De modo bem estratégico e logístico, muitas empresas aguardam o nosso “mês da independência” para anunciar seus lançamentos para serem objetos de desejo (e consumo) no Natal que se aproxima. Confira então as novidades deste mês:

    1. Lançamento do iPhone 15: A Apple geralmente realiza seu evento anual de lançamento de produtos em setembro. Durante esse evento, a empresa frequentemente anuncia novos modelos de iPhone, bem como atualizações para o Apple Watch, iPad e outros produtos. Juntamente com os hardwares, as novas versões do iOS, watchOS e outros sistemas operacionais da Apple são frequentemente anunciadas. Entretanto, muitos críticos salientam que há anos a empresa da maçã não traz uma inovação significativa para seus usuários. Nesta versão, o iPhone 15 apenas trouxe significativamente o conector USB-C, algo que outros telefones já possuem.
    2. IFA em Berlim: A IFA (Internationale Funkausstellung Berlin) é uma das maiores feiras de eletrônicos de consumo do mundo e acontece anualmente em setembro. Fabricantes de todo o mundo exibem suas últimas inovações em televisores, dispositivos móveis, dispositivos inteligentes para casa, áudio e outros segmentos.
    3. Lançamentos de videogames: Setembro também é um mês popular para o lançamento de novos videogames, já que as empresas começam a se preparar para a temporada de compras de fim de ano.
    4. Atualizações de software: Além das atualizações da Apple, muitas outras empresas também lançam atualizações importantes para seus softwares e sistemas operacionais em setembro, preparando-se para o último trimestre do ano, como por exemplo o novo iOS 17, que acompanha o iPhone 15.
    5. Eventos de outras empresas de tecnologia: Outras grandes empresas de tecnologia, como Google, Microsoft e Amazon, também podem ter anúncios ou eventos em setembro, embora a programação exata possa variar de ano para ano.


NO BRASIL

LGPD 2023: A Privacidade dos Dados, além de um dos temas mais falados neste ano, já está agora saindo da esfera federal (com a LGPD), e adentrando nas legislações estaduais e municipais. Tivemos nesse último dia 15 de setembro o II Encontro Estadual dos Profissionais de Privacidade de Dados (II EEPPD-ES 2023), que ocorreu na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. Temos a honra de viver em um momento histórico para o nosso país, pois:

Esse ato legislativo, sancionado pelo prefeito Lorenzo Pazolini, favorece que a partir de agora a capital do Espírito Santo possa promover ações educativas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nas escolas, creches, universidades, canais de televisão, rádios, órgãos públicos, assim como em conjunto com a iniciativa privada. Tal ação teve a atuação e colaboração da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (APDADOS).

É de extrema importância que outras capitais brasileiras sigam o modelo do Estado do Espírito Santo e comecem a discutir em seus legislativos um dia para promover nos cidadãos a proteção dos dados, de modo que aproxime a LGPD ainda mais da população. É o que salienta o especialista Wendel Babilon, representante da APDADOS/ES.

Já para o Dr. Thiago Portugal Soledade, o vice-representante da APDADOS/ES, a capital capixaba destaca-se como pioneira no Brasil, mostrando a importância de a data da proteção de dados ser em ano letivo, e assim colaborar para que as escolas possam de fato promover campanhas de conscientização.

Entretanto, ainda existem alguns desafios no contexto da LGPD no Brasil. As especialistas Priscila Gilles e Viviane Ribeiro, ambas coordenadoras da APDADOS/ES, afirmam que poucos empresários ainda conhecem a lei, por isso, datas como essas que promovem a conscientização sobre o tema são de extrema importância.

MindTheSec 2023: Neste ano, aconteceu nos dias 12 e 14 de setembro o maior e mais qualificado evento de segurança da informação e cibersegurança da América Latina. Unindo conteúdos de altíssima qualidade com experiências pensadas para networking e geração de negócios, o MindTheSec é o principal evento corporativo para o encontro de decisores, marcas e especialistas do Brasil e do mundo na área de Segurança da Informação. Entre os assuntos, e de relevância para todo o Brasil, destacam-se:

  • Seguro Cibernético! – Em decorrência do cenário de ataques cibernéticos, este mercado em 2022 movimentou 11.9b, até 2025 irá movimentar 22.5b e até 2027 33.3b, sendo uma estratégia para o segmento corporativo. Em caso de necessidade para reestabelecer o ambiente comprometido, e com ele um pacote de apólice + todo suporte como perícia forense, direito digital e outros assuntos, isso mostra a preocupação com relação aos riscos cibernéticos que estarão no TOP 10 nos próximos 10 anos. É o que apontam os especialistas Carlos Minami, CISO, e Willian Santos, Coordenador de Segurança da Informação.
  • Só Antivírus não Basta! – Antigamente bastava um computador ter algum software de antivírus para que esse estivesse mais protegido durante a navegação na internet. Hoje em dia, com o avanço das técnicas de invasão e novas tecnologias embutidas em softwares maliciosos, são necessárias soluções mais completas que analisam o comportamento de softwares tanto em computadores individuais ou em redes, pois um vírus não vem mais com o nome “vírus.exe”, e sim com ações suspeitas nos sistemas operacionais que podem ser prejudiciais. É o que aponta a especialista em segurança cibernética Giovanna Shimabukuro, que também é Sênior Sales Engineer.
  • Atenção com suas Senhas! – Se antes guardar as senhas era uma preocupação maior das empresas, agora as pessoas também estão cada vez mais tendo suas senhas roubadas em seus próprios computadores e celulares. Por isso, está cada vez mais comum que pessoas físicas e empresas busquem por soluções para o gerenciamento e proteção de senhas. Essas, por sua vez, possuem recursos específicos, como criptografia e controles de quem deve acessá-las. É o que salienta o especialista Diego Santos, Head de estratégia e operações de produtos da senhasegura. Ainda, o especialista cedeu uma entrevista especial com mais dicas para todos se protegerem ainda mais. Confiram no vídeo no Instagram:

Quer se aprofundar no assunto, tem alguma dúvida, comentário ou quer compartilhar sua experiência nesse tema? Escreva para mim no Instagram: @davisalvesphd.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.