Defesa de Bolsonaro pede que apreensão de arma não seja considerada falta grave
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a apreensão de uma arma registrada em seu nome não seja considerada falta grave durante o cumprimento da prisão domiciliar.
A manifestação foi protocolada neste sábado (27), após a Procuradoria-Geral da República (PGR) concluir que, neste momento, o episódio não é suficiente para caracterizar descumprimento das condições impostas ao ex-presidente.
Os advogados argumentam que não há elementos que demonstrem qualquer conduta irregular praticada por Bolsonaro e sustentam que a arma estava sob posse de um segurança, não do ex-presidente.
Segundo a defesa, a situação não pode ser interpretada como violação das regras da prisão domiciliar nem justificar eventual regressão de regime.
A discussão teve início após a apreensão de uma arma registrada em nome de Bolsonaro durante uma abordagem envolvendo um de seus seguranças. O caso passou a ser analisado pelo STF após questionamentos sobre um possível descumprimento das condições impostas ao ex-presidente.
Na quinta-feira (26), a PGR encaminhou parecer ao ministro Alexandre de Moraes afirmando que os fatos conhecidos até o momento não permitem concluir pela ocorrência de falta disciplinar.
Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, a apreensão da arma, por si só, não é suficiente para caracterizar uma infração grave por parte de Bolsonaro.
O chefe da PGR, no entanto, defendeu que o caso continue sendo investigado antes de uma conclusão definitiva sobre os fatos.
Em depoimento prestado às autoridades, Bolsonaro reconheceu ser o proprietário da arma e afirmou que ela permanecia em sua residência. Segundo o ex-presidente, a posse do armamento se justificava por razões de segurança.
Na nova petição apresentada ao STF, os advogados também reforçam o pedido de manutenção da prisão domiciliar humanitária concedida em março deste ano.
A defesa sustenta que as condições de saúde que motivaram a medida continuam presentes e lembra que já solicitou a prorrogação da domiciliar por prazo a ser definido pela Corte.
A decisão sobre os pedidos caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos envolvendo o ex-presidente no Supremo.
Apreensão
Uma pistola 9mm registrada no nome de Jair Bolsonaro foi apreendida na noite de segunda-feira (15) durante uma blitz de rotina realizada pela Polícia Militar do Distrito Federal, em Taguatinga. O armamento estava com o militar Estácio Leite da Silva Filho, servidor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
A arma de fogo estava no assoalho de um veículo oficial e o funcionário inicialmente afirmou ser seu. Porém, após a verificação de que não havia registro em seu nome, disse que o armamento pertencia a Bolsonaro e ficava guardado no automóvel.
Quando foi levado à delegacia para prestar esclarecimento, o servidor relatou em depoimento que a pistola apresentava falha mecânica e a recebeu para levar ao conserto. Um carregador extra também foi encontrado no carro oficial.
Arma desativada
A defesa do ex-presidente afirmou em documento enviado ao ministro Alexandre de Moraes que a arma apreendida estava inoperante quando foi apreendida.
Segundo os advogados, o percussor (peça que possibilita o disparo) foi removido pela própria equipe de segurança de Jair Bolsonaro, devido ao uso de medicações psiquiátricas que afetam sua cognição pelo ex-presidente.
A defesa ainda mencionou que seria em razão desses efeitos que Bolsonaro teria tentado romper sua tornozeleira eletrônica. Os advogados também argumentam que o ex-presidente não possui proibição legal de manter armas registradas em sua posse.
continue lendo
Política
Fachin suspende procedimentos que investiguem ministros do STF
Presidente da Corte determina que casos envolvendo integrantes do Supremo sejam encaminhados previamente à Presidência e centraliza análise de processos ligados aos relatórios da PF
- TSE abre investigação sobre suposto abuso de poder econômico em ato de Flávio em Barretos Estadão Conteúdo · há 19 minutos
- Fachin convoca plenário para analisar relação entre Moraes e Vorcaro no dia 15 Matheus Alleoni · há 28 minutos
- Fachin retira Moraes da relatoria do inquérito das fake news Júlia Mano · há 44 minutos
- ‘Grave lesão à ordem pública’, diz Fachin ao suspender decisão de Mendonça; entenda Bruno Pinheiro · há 45 minutos