Lula é hostilizado por grupo de opositores na chegada à Nova York
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de hostilização por um grupo de cerca de 20 opositores brasileiros em sua chegada a Nova York neste domingo (21). Os manifestantes se reuniram próximo à residência do representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, onde Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, se hospedarão. Vestindo camisas do Brasil e de Jair Bolsonaro, e portando bandeiras nacionais, o grupo proferiu gritos de “Lula Thief” e “Lula ladrão”, além de palavras de apoio ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e ofensas a Lula e Janja. A situação levou à intervenção do Serviço Secreto dos Estados Unidos, responsável pela segurança das delegações na ONU.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O chefe de segurança no local, um oficial americano, ordenou que agentes brasileiros e americanos afastassem os manifestantes com grades para uma distância de cerca de 35 metros da entrada da residência. A medida, segundo ele, visava garantir a segurança do presidente e afastar riscos, uma vez que o trânsito não estava interrompido.
Em resposta aos manifestantes, três apoiadoras de Lula gritaram palavras afirmando a soberania do Brasil, sendo posteriormente deslocadas para o lado oposto da calçada.
O avião presidencial pousou no Aeroporto Internacional JFK às 17h57 (horário local). Lula está acompanhado por uma comitiva mais enxuta do que o habitual, com quatro ministros de Estado.
Esta é a primeira viagem de Lula aos Estados Unidos em meio à crise com o governo Donald Trump. Não há previsão de reuniões entre Lula e Trump para discutir o aumento de tarifas e as divergências políticas entre os dois países.
[jp-related-posts ids=”2059489,2059447″]
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Sarah Paula
Assuntos
continue lendo
Mundo
Brasileiro é preso nos EUA por se passar como agente do ICE em local de votação em Miami
Agentes de polícia uniformizados e à paisana foram ao campus quando os primeiros relatos sobre a presença dele começaram a chegar
- Daniel Alves declara apoio a Flávio Bolsonaro e diz que ‘mudança está próxima’ Jovem Pan · há 20 minutos
- TSE dá dois dias para MP se manifestar sobre Garotinho desistir de manter candidatura Estadão Conteúdo · há 11 horas
- Lula diz ‘carregar nas costas’ a ‘promiscuidade’ do STF Júlia Mano · há 12 horas
- Fiquei decepcionado, diz Lula sobre resultado das eleições Estadão Conteúdo · há 12 horas