Acordo entre União e RJ para refinanciamento de dívidas pode ser fechado nesta semana

  • Por Jovem Pan
  • 16/01/2017 06h54
WAS10. WASHINGTON DC (EE.UU), 07/10/2016.- El Ministro de Hacienda de Brasil, Henrique Meirelles, habla hoy, viernes 7 de octubre de 2016, en una rueda de prensa en el Ronald Reagan Trade Center en Washington (EE.UU.), en el marco de las reuniones anuales del Fondo Monetario Internacional y el Banco Mundial. El Ministro Meirelles dijo que la economía de su país esta registrando un impulso de confianza con las reformas anunciadas en el congreso con el fin de dejar atrás la aguda recesión. EFE/LENIN NOLLY.Henrique Meirelles - EFE

Deve sair no início da semana o acordo de refinanciamento das dívidas do Estado do Rio de Janeiro com a União. Um novo encontro entre o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o governador do Estado deverá selar o acordo.

Técnicos do Ministério e do RJ estão trabalhando desde a semana passada para analisar números, implicações legais e possibilidades de redução de gastos e aumento de renda, além da concessão de novos empréstimos ao Estado.

O governador Luiz Fernando Pezão já esteve com o presidente Michel Temer na semana passada, e este deu sinal verde para a continuidade das conversas.

Todos os pontos serão detalhados nesta semana e precisarão do aval da Assembleia Legislativa do Estado. Meirelles sinalizou ainda que os termos negociados neste momento também servirão de base para acordos com outros Estados.

A expectativa é que o texto final seja anunciado entre quarta e quinta-feira. Antes de bater no martelo, no entanto, a intenção é conversar com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia.

*Informações da repórter Luciana Verdolin