Amor pela aviação: criança de 6 anos viaja de PA a SP para ver maior avião do mundo
O maior avião do mundo permanece no Brasil, pelo menos até as 19h desta terça-feira (15). A aeronave de dimensões colossais pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, vinda de Houston nos Estados Unidos e depois seguiu para o Aeroporto de Cumbica, onde permanecerá até a noite de hoje.
Entre a multidão que foi prestigiar o momento estava o “mini comandante” João, de seis anos. Amante da aviação, o pequeno teve como tema de seu aniversário o colossal Antonov An-225 Mriya e veio de Belém (PA) apenas para observar de longe o avião.
“Ele é muito grande e eu gosto de coisas grandes. É uma máquina. Gosto de todinhos, mas meu preferido é o Antonov”, disse a criança.
O avião Antonov An-225 Mriya
Sua missão é transportar de São Paulo ao Chile um transformador para uma usina. Trata-se da segunda carga mais pesada da história da aviação mundial.
O Antonov foi fabricado pela antiga União Soviética para carregar o ônibus espacial Buran.
Os números do gigante dos céus são exorbitantes: pode transportar 250 toneladas de cargas. Tem 84 metros de comprimento e 18 metros de altura excluindo seu trem de pouso que possui 32 rodas. Para alçar vôo o Antonov conta com seis motores.
Se fosse adaptado para transportar passageiros poderia levar 1500 pessoas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.