Brasil é o País de maior variedade de árvores do mundo

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2017 13h39
Desmatamento na Amazônia - floresta amazônica - amazonas

Um estudo realizado por um grupo internacional de pesquisadores revela que o Brasil é o país com a maior biodiversidade de árvores do mundo. Ao todo, o território nacional concentra mais de 8.700 espécies, o equivalente a 14% de todas as plantas existentes no planeta (60.065 espécies).

O levantamento foi realizado pela Botanic Gardens Conservation International, uma ONG ligada à preservação da flora. A expectativa é que a lista seja usada para identificar espécies raras e ameaçadas de extinção.

Segundo os cientistas, cerca de 58% das árvores do mundo são encontradas em apenas um país. Isso significa que o desmatamento acelerado em determinadas regiões pode comprometer a preservação dos vegetais.

Segundo os cientistas, 300 espécies de todo o mundo foram classificadas como “seriamente ameaçadas”, por terem menos de 50 exemplares na natureza.

A Coordenadora de Áreas Protegidas da ONG SOS Mata Atlântica, Erika Guimarães, explica que o Brasil precisa intensificar o trabalho de conservação.

“A nossa responsabilidade de conservar e proteger é muito grande porque a biodiversidade é um patrimônio de toda a sociedade brasileira e mundial”, avalia Erika. “E uma excelente ferramenta para fazer isso são as áreas protegidas e unidades de conservação”.

Erika Guimarães ressalta que garantir a preservação das árvores é importante para manter o acesso a plantas medicinais e garantir a alimentação de animais.

Ouça a matéria de Victor Brown AQUI.