Brasil pelo Mundo: Caminhoneiros, Desastre de Mariana e Seca no Nordeste

  • Por Jovem Pan
  • 12/11/2015 17h34
Al Jazeera Al Jazeera Documentário

Confira as principais matérias internacionais publicadas nesta semana sobre os assuntos do Brasil:

Reuters – Inglaterra

A diretora de uma escola municipal de Bento Rodrigues foi a personagem da agência de notícias inglesa. Eliene Almeida salvou 58 crianças da escola em que trabalha quando houve o rompimento das barragens em Mariana, em Minas Gerais. Os alunos estavam na escola e não estavam cientes do fluxo de lama que se aproximava e que foi responsável por desaparecimentos e mortes. O local onde ficava a escola foi totalmente destruído, mas nenhuma das crianças se feriu.

Al Jazeera – Catar

Com um documentário de 25 minutos, o veículo mostra que o Brasil estava diante de um futuro glorioso, com o crescimento da economia e parte da população saindo da linha da pobreza. Assim como a Rússia, Índia, China e África do Sul, o país parecia destinado a ser importante no panorama mundial. Porém, a inflação, o desemprego e os escândalos de corrupção mudaram o cenário.

Fox News – EUA

O site da rede americana divulgou um estudo da NASA que analisou os impactos da seca no nordeste do Brasil desde 2012. São citadas a falta de abastecimento, a menor eficiência de usinas hidrelétricas e as baixas de algumas colheitas, como a do cacau. É reportado também que, apesar da seca no nordeste, o sul do país sofreu este ano com o excesso de chuva.

Clarín – Argentina

A versão online do jornal argentino analisou os acontecimentos da greve dos caminhoneiros, realizada essa semana. Foi mencionado que o protesto tinha cunho político e, com medo de uma crise de abastecimento, a presidente Dilma Rousseff aumentou as multas para quem bloqueasse o livre acesso das rodovias. É mencionada também a greve dos petroleiros que, segundo o veículo, brigam contra o que consideram um processo de privatização que está em curso na Petrobras.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.