Brasil pelo Mundo – Crise política, manifestações e Lula

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2016 16h32
Tropa de Choque - El País

The Economist – Inglaterra

A revista britânica fez uma matéria com um amplo panorama da crise política e econômica, passando pela questão do impeachment, os conflitos com Eduardo Cunha, a impopularidade de Dilma, a Lava Jato e a condução coercitiva de Lula. Para o veículo, Dilma Rousseff ainda pode sobreviver até o final do mandato mesmo com a turbulência em relação ao PMDB.

CNN – Estados Unidos

A rede americana fez uma cobertura especial sobre os diversos protestos realizados no País após o anúncio de que Lula iria assumir um ministério. Apesar das negativas do governo, o povo ficou revoltado com a possibilidade do ex-presidente assumir a pasta apenas para garantir foro privilegiado.

El País – Espanha

O veículo espanhol falou da ação ocorrida nesta sexta-feira (18/03) em que a tropa de choque dispersou manifestantes contrários ao governo com a utilização de jatos de água na Avenida Paulista. Com um protesto pró-governo marcado para a tarde, a Secretaria de Segurança solicitou que os manifestantes da causa antagônica, que estavam há mais de 24h no local, deixassem a avenida até as 23h do dia anterior. Como algumas pessoas mantiveram suas barracas de acampamento na principal via de São Paulo, a intervenção da polícia foi realizada para evitar brigas entre os dois grupos.

La Nacion – Argentina

O jornal do país vizinho fez uma matéria sobre a carta aberta de Lula após o juiz Sérgio Moro ter liberado a divulgação de gravações de diversos telefonemas do ex-presidente. Os grampos foram feitos para a Operação Lava Jato. “Na carta, Lula diz estar confiante nas instituições democráticas e no poder judiciário, mas considera o episódio triste e vergonhoso”.