Brasil pelo mundo: selfies indígenas e déficit do Brasil; confira

  • Por Jovem Pan
  • 30/10/2015 17h45
The Guardian - Jogos Mundiais Indígenas

Confira as principais matérias internacionais publicadas nesta semana sobre os assuntos do Brasil:

CNN – EUA

Uma matéria em vídeo fala sobre a ação do IBAMA para combater atividades ilegais na Amazônia como o garimpo e madeireiros em territórios indígenas. Durante as capturas realizadas pelo órgão, o veículo americano mostrou a destruição de acampamentos, escavadeiras e caminhões utilizados para cometer os crimes.

OJE – Portugal

O veículo falou sobre o déficit previsto para o Brasil em 2015, um valor de 12 milhões de Euros (o equivalente a 51,8 milhões de reais). É mencionado que o valor aumentará se forem incluídos os valores das pedaladas fiscais, e que o governo também não poderá contar com um arrecadamento previsto de 11 milhões de reais, proveniente do leilão de hidrelétricas que estava marcado para novembro mas que foi adiado.

The Guardian – Inglaterra

O jornal britânico fez uma galeria de fotos com as imagens da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas. O evento reuniu atletas de 30 países na cidade de Palmas e teve disputas de futebol, arquearia, arremesso de lança, entre outros. Nas fotos, além das competições, é possível ver homens com vestes tradicionais tirando ‘selfies’ com smartphones e protestando contra a PEC 215, que transfere do Executivo para o Legislativo a exclusividade na demarcação de terras indígenas.

Al Jazeera – Catar

A matéria mostra a relação entre o tráfico de drogas e o aumento da violência em Manaus, cidade que serve de entrada para as substâncias que atendem a demanda do resto do país e da Europa. A capital amazonense tem um posicionamento estratégico por estar perto da área de produção das drogas, na fronteira do Brasil com o Peru, e por ter um dos portos mais movimentados do país, por conta da Zona Franca. As apreensões de drogas pela polícia na cidade triplicaram em relação a 2014.