Brasil tem quase 59 mil homicídios em apenas um ano, revela Mapa da Violência

  • Por Jovem Pan
  • 26/08/2016 08h07
Manaus, 16/09/2015. TJAM encaminha 352 armas de fogo para destruição no 12º Batalhão de Suprimentos do Exército, no km 53 da AM-010. Foto: Raphael Alvesarma de fogo

Nunca se matou tanto no Brasil; ocorreram quase 59 mil homicídios em apenas um ano no País, a maior parte por armas de fogo. Os números são do Mapa da Violência, realizado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, com números referentes a 2014.

Do total de mortes intencionais, 71,7% aconteceram com o uso de armas de fogo; ou seja, 42 mil.

O pesquisador responsável pelo levantamento, Júlio Jacobo Waisefelz, disse que há uma agenda para o rearmamento da população e os números tendem a aumentar: “neste momento está em discussão uma política de rearmar a população, d ejustiça pelas próprias mãos, que não duvido e nem duvidam especialistas que vai incentivar e muito mais ainda o nível de mortalidade no Brasil”.

A população negra sofre mais com a violência por armas; em dez anos, as taxas de homicídios subiram quase 10% e entre os brancos, houve queda de 27%.

Mata de São João, na Bahia, é a cidade mais violenta do País, com 102 homicídios por arma de fogo para cada mil habitantes.

*Informações do repórter Tiago Muniz