Brasileiro muda hábito de consumo e comércio online ganha força
Além do uso maior de equipamentos como tablets e smartphones
Internet móvel - Fotos PúblicasConsumidores brasileiros fazem crescer compras em lojas online nos últimos anos, segundo pesquisa. Esse é o tema da segunda reportagem da série “Consumo: mudança de hábito” do repórter Fernando Martins.
A crise econômica fez o brasileiro mudar seus hábitos de consumo e pesquisar muito antes de comprar. Outra importante mudança de comportamento ganha força, segundo dados da pesquisa Total Retail 2017 apresentada pela PWC Brasil.
As compras online estão ganhando relevância no Brasil nos últimos anos. Se em 2012, 70% dos entrevistados diziam comprar em lojas físicas ao menos uma vez por mês, hoje esse patamar caiu para 55%.
E, além do tradicional computador ou notebook, os smartphones estão crescendo no gosto do consumidor como ferramenta para comprar online, como explica Ricardo Neves, sócio da PWC Brasil. O uso de smartphones “praticamente dobrou”, de 15% para 30% dos entrevistados.
Na opinião dos consumidores, os meios online trazem mais vantagens para suas compras. A falta de tempo e o dinheiro curto fazem com que o consumidor prefira comprar pela internet.
Neste sábado, a terceira e última reportagem da série “Consumo: Mudança de Hábito”, trará o movimento que transforma redes sociais como novas lojas virtuais.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.