Contribuintes que perderam prazo podem declarar IR a partir desta terça
Receita Federal começa a receber a partir das 8 horas da manhã desta terça-feira (02) as declarações do Imposto de Renda de contribuintes que perderam o prazo.
Quem não enviou o documento até sexta-feira, terá que pagar uma multa, que varia de R$ 165,74 a até 20% do valor do imposto devido.
Assim que transmitir o informe, o contribuinte receberá automaticamente a notificação do débito e também o boleto para o pagamento.
O atraso na entrega não altera a situação das restituições e o valores serão repassados normalmente pela Receita Federal.
A partir de hoje, também começarão a ser recebidas as declarações retificadoras, feitas pelos contribuintes que cometeram erros na versão original.
O vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, José Maria Chapina Alcazar, explicou quem precisa enviar as correções: “quem por algum motivo identificou que na sua declaração de renda faltou algum bem ou receita faça a retificação espontânea que não haverá qualquer penalidade”.
José Maria Chapina Alcazar acrescenta que a maior parte dos erros cometidos pelos contribuintes são provocados pelo esquecimento.
O diretor-executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos, recomendou que as declarações retificadoras sejam enviadas o quanto antes: “porque enquanto não for instaurada fiscalização ou intimação, ele pode corrigir essa declaração de forma espontânea”.
Richard Domingos avaliou que o programa da Receita Federal está sendo aprimorado a cada ano, facilitando a tarefa dos contribuintes.
O pagamento das restituições do Imposto de Renda começa a ser feito no dia 16 de junho e seguirá até dezembro.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.