Diretor do IBOPE diz que 8 em cada 10 eleitores desaprovam gestão Haddad

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2016 08h29
José Paulo Lacerda Pesquisa

 A mais recente pesquisa do IBOPE indica que Celso Russomanno (PRB) lidera as intenções de voto para a prefeitura de São Paulo. O atual prefeito, Fernando Haddad, ocupa a 4ª posição, com 7% dos votos.

Em entrevista à Jovem Pan, Hélio Gastaldi, diretor executivo de opinião pública e política do Instituto, atribui o resultado da pesquisa à crise política vivida no País: “Além da avaliação que temos da atual administração, temos um sentimento geral de clamor por mudanças. Uma insatisfação com a classe política como um todo. A grande maioria da população pretende uma mudança quase que integral nas ações e nas formas do munícipio ser administrado”.

Gastaldi afirma que apenas 12% dos eleitores acham que a gestão de Haddad tem sido ótima ou boa, resultando em uma taxa de aprovação de 22%, ou seja, 8 em cada 10 eleitores desaprovam o trabalho da prefeitura atualmente: “Temos poucos exemplos de prefeitos com uma avaliação tão crítica”.

Com as novas regras eleitorais, os candidatos terão menos tempo de campanha e não poderão contar com o financiamento privado. Gastaldi diz que a mudança favorece os candidatos já conhecidos: “O eleitor terá um mês e meio de contato com os candidatos para tomar sua decisão. É a primeira eleição sem recursos privados para a campanha, teremos o fundo partidário e fundo pessoais dos candidatos. Os candidatos menos conhecidos vão ter oportunidades menores, isso pode favorecer candidatos já conhecidos. Isso sempre ocorreu, mas talvez se mostre de maneira mais acentuada nessa eleição”.

Hélio Gastaldi afirmou que o cenário é de muita expectativa com a possibilidade de aumentar a desigualdade de atuação entre as campanhas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.