Doria é o político que apoiou impeachment mais popular nas redes sociais

  • Por Jovem Pan
  • 05/04/2017 07h57
Fernando Pereira / SECOM-PMSP João Doria - Fotos Públicas

Em apenas três meses como prefeito de São Paulo, João Doria se torna o político que apoiou o impeachment mais popular nas redes sociais.

Um levantamento inédito da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas analisou 4 milhões de interações no Facebook e no Twitter durante o mês de março.

Os pesquisadores compararam apenas os atores políticos que se posicionaram a favor da saída da petista, entre movimentos de rua, políticos e até o juiz Sérgio Moro.

Doria só ficou atrás do Movimento Brasil Livre, que registrou 450 mil interações em um mês e o Vem Pra Rua, que teve 334 mil interações.

O prefeito de São Paulo registrou 300.019 mil citações, 13 vezes mais do que o governador Geraldo Alckmin e 50 vezes mais do que Aécio Neves.

O político que rivaliza com o tucano é Jair Bolsonaro, que aparece na quarta posição com Duzentas e quarenta e duas mil interações.

O pesquisador da FGV, Amaro Grassi, afirmou que Doria é o nome que mais capitaliza, neste momento, a insatisfação com os políticos tradicionais. “Os atores tradicionais vêm perdendo apoio, influência e repercussão em favor de novas lideranças”, disse.

O levantamento conclui que o prefeito de São Paulo é o herdeiro de uma inesperada mudança no ambiente político do País.

O documento mostra que, em março, o número de menções a “Doria Presidente” cresceu 369%.

*Informações do repórter Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.