Estação da Luz recebe eventos do Dia Mundial da Língua Portuguesa
Atrações culturais, dentro da estação da Luz, celebram dia Mundial da Língua Portuguesa, nesta sexta-feira (05) e sábado (06). É a quarta língua mais falada do mundo, 273 milhões de falantes, atrás apenas do mandarim, espanhol e inglês.
As atividades, promovidas pelo Museu da Língua Portuguesa, são diversas, englobam inúmeras linguagens artísticas, explicou Deca Farroco, responsável pela reconstrução do acervo cultural: “então a gente vai ter o teatro, música, oficina de roteiros, interatividade com palavras”.
O Museu da Língua Portuguesa, anexo à estação da Luz, parcialmente destruído em um incêndio no final de 2015, segue no processo de reparação. As obras começaram em dezembro do ano passado, no momento são recuperadas fachada e esquadrias. A reabertura está prevista para 2019.
O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, entende que a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa possui um significado especial por envolver a reconstrução do museu: “uma língua tão diversa. Mas uma língua que tem uma expressão e significado particulares em São Paulo”.
O português é a língua oficial de 8 nações, além do Brasil. Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Angola, Moçambique e Timor Leste. São mais de 700 anos de história.
*Informações do repórter Felipe Palma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.