Gastos de brasileiros no exterior caem 62% em janeiro de 2016

  • Por Jovem Pan
  • 24/02/2016 14h43
Marcos Santos / USP Imagens Dinheiro

 Os gastos dos brasileiros no exterior caíram 62%, mas isso não é motivo para comemorações. Os brasileiros desembolsaram US$ 840 milhões em janeiro deste ano contra mais de R$ 2 bilhões no mesmo mês em 2015. Os especialistas apontam a recessão e o dólar mais caro como o freio da gastança.

Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o economista Alex Agostini explica a falta de entusiasmo com esse resultado: “A essência desse resultado é uma deterioração da atividade econômica do Brasil que denota a incapacidade do governo de realizar uma boa política externa”.

Outro economista salienta que o azul nas contas externas é um bom resultado por maus motivos. Bruno Lavieri enfatiza que as famílias no Brasil estão sem condições para viajar para o exterior: “A dinâmica negativa do mercado de trabalho, que tem menos renda, menos segurança para gastar o que se tem disponível, e o câmbio depreciado reduzem diretamente o poder de compra no exterior”. Lavieri lamenta as dificuldades do País em relação ao fluxo de investimentos neste ano. O economista prevê muita oferta de dinheiro para especulação e muito pouca para a produção.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.