Hollande promete fechar acampamento de refugiados em Calais
O presidente francês, François Hollande, confirmou nesta segunda-feira (26) o fechamento do acampamento de refugiados em Calais, conhecido como “A Selva”.
Cerca de 10 mil imigrantes vivem no acampamento que fica entre França e Reino Unido. Os refugiados vivem na expectativa de cruzar o Canal da Mancha e, assim, chegar ao Reino Unido.
Segundo o correspondente internacional da Jovem Pan em Londres, Ulisses Neto, “A Selva” possui cenas típicas das favelas mais degradantes dos países subdesenvolvidos.
Além de Hollande, o ex-presidente Nicolas Sarkozy, candidato às primárias da direita, também visitou o local nesta semana e disse que se eleito irá acabar com o Tratado de Touquet, passando desta forma o controle da fronteira para o lado britânico.
O tratado havia sido assinado pelo próprio Sarkozy, então ministro do Interior, em 2003, e passava a repsonsabilidade do controle de fronteira para o lado francês.
Apesar de Hollande prometer acabar com o acampamento, ele não detalhou nem como e nem quando fará o desmonte, mas garantiu que o Reino Unido deverá ajudar.
Confira o comentário completo:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.