Instituto Butantan inicia testes de vacina contra dengue em Campo Grande (MS)

  • Por Jovem Pan
  • 02/09/2016 12h14
São Paulo - Vacinação dos profissionais de saúde contra H1N1 no Hospital das Clínicas (Rovena Rosa/Agência Brasil) Rovena Rosa/Agência Brasil Já começou a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em São Paulo com funcionários da Saúde sendo imunizados primeiro

Instituto Butantan inicia testes da vacina contra a dengue na região centro-oeste do País. 1,2 mil voluntários de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, vão participar dos testes do novo medicamento.

Eles serão acompanhados por uma equipe médica durante cinco anos para verificar a eficácia da proteção da vacina.

Na última etapa da pesquisa, dois terços dos voluntários receberão a dose e um terço placebo, que não possui nenhum efeito.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, acompanhou o início dos testes em Campo Grande e disse que espera que a vacina esteja disponível até 2018: “é a nossa expectativa. Se a repsosta der positiva aí é encaminhado à Anvisa para aprovar a vacina. Já estamos tomando todas as medidas para a fábrica estar bastante adiantada”.

Alckmin afirmou ainda que o Instituto Butantan pretende que a vacina seja gratuita e incluída no programa de imunização do Ministério da Saúde.

Os testes do novo medicamento de combate à dengue serão realizados em 13 cidades brasileiras.

*Informações do repórter Anderson Costa