Menos de 100 dias para o Enem: Manter rotina de estudos é principal dica
Candidatos têm menos de 100 dias para se preparar para o Enem 2019. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Neste ano, o exame recebeu 5.095.308 inscritos, o menor número de participantes dos últimos nove anos. Segundo o Ministério da Educação, a queda pode ser resultado das mudanças feitas pelo Inep para promover inscrições conscientes, evitando o desperdício da verba pública.
No total, os candidatos deverão responder a 180 questões objetivas e produzir uma redação.
O diretor do Anglo Vestibulares, Daniel Perry explica que nesta etapa é importante o candidato montar um cronograma de estudos e estabelecer uma rotina estudando um pouco de todas as áreas do conhecimento, todos os dias.
“É importante também fazer exercícios que já caíram no Enem dos anos anteriores, pra identificar os assuntos com maior incidência, treinar habilidades como análise textual, de imagens, de gráficos e tabelas”, explicou Perry.
O especialista também afirma que é importante os candidatos fazerem simulados. Os testes ajudam a estabelecer uma estratégia de prova e a controlar o tempo, especialmente na hora da redação.
Na primeira prova, no dia 3 de novembro, os estudantes deverão responder a 45 questões de Linguagens, mais 45 questões de Ciências Humanas e fazer a redação. Já na semana seguinte, os participantes responderão a 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.
*Com informações da repórter Natacha Mazzaro
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.