45% dos microempreendedores se preocupam com gestão financeira dos negócios

  • Por Jovem Pan
  • 11/02/2019 06h36
Stevepb/PixabayO dado foi revelado por uma pesquisa realizada pela Serasa

Cerca de 45% dos microempreendedores sentem dificuldades em controlar a saúde financeira dos negócios. O dado foi revelado por uma pesquisa realizada pela Serasa.

O estudo mostrou também que nove em cada 10 entrevistados definiram como meta de ano novo cuidar melhor das finanças.

O diretor do Serasa Empreendedor, Eduardo Crivelari, afirmou que a gestão financeira é um elemento fundamental para qualquer negócio ter sucesso.

Há três meses, César Oliveira e mais dois sócios abriram um hortifruti em São Caetano, no ABC paulista. Ele explicou que antes de tirar o projeto do papel, o grupo fez um estudo de qual seria o melhor local para inaugurar a loja. Além disso, se prepararam financeiramente para ter um fluxo de caixa para enfrentar os primeiros meses, já que são os mais difíceis.

De acordo com César Oliveira, a maior dificuldade do microempreendedor é não ter muita credibilidade no mercado, por ser pequeno. O microempreendedor ressaltou também a importância de ter um fluxo de caixa bem projetado que ofereça uma visão do que vai acontecer nos próximos meses. E que uma boa reputação no mercado é fundamental para a sustentabilidade do negócio.

*Informações da repórter Natacha Mazzaro