465 anos de São Paulo: A metrópole da grandiosidade com números que impressionam

  • Por Jovem Pan
  • 24/01/2019 08h08
Rafael Neddermeyer/Fotos PúblicasPara se ter uma ideia, nesta sexta-feira (25), ao completar 465 anos, São Paulo já ultrapassa a marca de 12 milhões de habitantes

Quem passa por São Paulo nota sua grandiosidade em vários aspectos: são muitos carros, ônibus, prédios e gente. Mas ainda assim, é difícil imaginar o real tamanho da capital paulista sem conhecer alguns números.

A maior cidade do Brasil é monumental e, até mesmo curiosa, em muitos aspectos. Para se ter uma ideia, nesta sexta-feira (25), ao completar 465 anos, São Paulo já ultrapassa a marca de 12 milhões de habitantes.

Esse dado coloca a cidade com status de nação, afinal ultrapassa países como Portugal e Grécia, por exemplo.

Somente a Zona Leste de São Paulo, região mais povoada da cidade, conta com mais de 4 milhões de pessoas. Isso significa que apenas uma região tem população equivalente a do Líbano e maior que do nosso vizinho, o Uruguai.

E é claro que toda essa gente consome produtos e serviços. Se pensarmos no universo da gastronomia, somente os padeiros da capital produzem mais de 10 milhões de pãezinhos por dia. E por aqui se consome 1 milhão de pizzas todos os dias. Durante essa reportagem, mais de 700 já foram degustadas.

O título de “capital gastronômica do país” não é dado por acaso, afinal são mais 20 mil restaurantes de 52 tipos diferentes de cozinha – do Brasil e do mundo, e 30 mil bares.

A mobilidade também é um assunto sério em São Paulo. A frota de veículos na capital aumentou 82% em 20 anos: são mais de 8,7 milhões de veículos pelas ruas e avenidas. Disso tudo, mais de 30 mil táxis e 15 mil ônibus. Por falar em ônibus, o terminal do Tietê é o segundo maior do mundo.

E quem quer fugir do excesso de veículos já encontra dificuldades até mesmo no ar: São Paulo é a capital mundial dos helicópteros, com mais de 400 voando pela cidade. A capital do consumo movimenta cifras importantes: na questão do comércio, somente na 25 de Março, cerca de 400 mil pessoas circulam diariamente.

Também é em São Paulo que está instalado o maior shopping da América Latina, o Centro Comercial Aricanduva, em uma área de 1 milhão de metros quadrados.

Aqui está a maior bolsa da América Latina, 38 das 100 maiores empresas privadas de capital, 17 dos 20 maiores bancos, 8 das 10 maiores corretoras de valores, quase 2 mil agências bancárias e mais 50 mil indústrias.

São Paulo também é a cidade do lazer. São mais de 150 museus, centenas de teatros, bibliotecas, espaços culturais e salas de cinemas, além de mais de 100 parques e áreas verdes. Com isso, tornou-se o principal destino turístico do Brasil, com quase 13 milhões de turistas por ano.

São tantas opções e detalhes de uma cidade com porte de país, que até quem nasceu aqui, pode virar turista e conhecer lugares que sequer imaginava que existisse. Isso é São Paulo.

Confira o primeiro capítulo da série especial: 465 anos de São Paulo: Os caminhos percorridos até a atualidade

Confira o segundo capítulo da série especial: 465 anos de São Paulo: Fluxo migratório traz sonhos e desejo por oportunidades

Confira o terceiro capítulo da série especial: 465 anos de São Paulo: Imigrantes escrevem sua história na cidade

*Informações do repórter Fernando Martins