75% dos idosos são atendidos apenas pelo SUS, aponta estudo

  • Por Jovem Pan
  • 02/10/2018 08h40
Agência Brasil/Marcello Casal Jr.A coordenadora da pesquisa, Maria Fernanda Lima Costa, da Fiocruz em Minas Gerais, defendeu a importância do Sistema Único de Saúde ser universal

A população brasileira envelhece rápido e a expectativa em alguns anos é que nós tenhamos mais idosos que jovens e crianças no país.

Por conta dos altos preços dos planos de saúde, principalmente entre os aposentados, estudo divulgado nesta segunda-feira (01) em Brasília mostra que 75 % dos idosos usam exclusivamente o SUS.

A coordenadora da pesquisa, Maria Fernanda Lima Costa, da Fiocruz em Minas Gerais, defendeu a importância do Sistema Único de Saúde ser universal.

Mais de dois terços dos entrevistados têm, pelo menos, uma doença crônica. A principal delas é a hipertensão, que atinge mais de 50% da população idosa seguida por problemas na coluna, citados por 40% dos ouvidos. Artrite, depressão e diabete também se apresentam como um problema na terceira idade.

Apenas 30% responderam que não possuem doenças crônicas. A renda, segundo a coordenadora da pesquisa, faz muita diferença no processo de envelhecimento. 85% das pessoas acima dos 60 anos vivem hoje em áreas urbanas e por conta das dificuldades de mobilidade, 43% dos idosos tem medo de cair sendo que 36% têm medo também de atravessar a rua.

Por isso, o ministro da saúde, Gilberto Ochi, ressaltou que é preciso empenho de todos. Ele ressaltou também que é preciso investir na prevenção.

Segundo a pesquisa a partir dos 55 anos, a capacidade de trabalho diminui. Mas quem se mantém ativo, tem também uma melhor qualidade de vida. O ministro lembrou que no DF, por exemplo, os idosos têm academias ao ar livre onde podem se exercitar gratuitamente.

*Informações da repórter Luciana Verdolin