Alexandre de Moraes diz que lavagem cerebral via WhatsApp manipula eleições

O ministro do STF Alexandre de Moraes criticou a disseminação de fake news e falou sobre a influência delas nas eleições

  • Por Jovem Pan
  • 05/10/2019 08h37
Marcelo Chello/Estadão ConteúdoO ministro do STF Alexandre de Moraes falou sobre fake news

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes se disse bastante preocupado com a rapidez da disseminação de fake news. Segundo ele, as notícias falsas estão sendo usadas para atingir especificamente cada indivíduo.

“Tudo que se passa para a pessoa ela acaba levando como verdadeiro. Vale para o campo econômico, de indução do consumo, vale para o campo político, de indução do voto. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem investigando a questão das fake news e manipulação de dados para influenciar nas eleições”, afirmou em discurso no XXIII Congresso Ibero-americano de Direito e Informática, em São Paulo, nesta sexta-feira (4).

“Também vale para a manipulação de grande parte da opinião pública contra o fortalecimento e a rigidez das instituições. O que justifica isso? Nada”, continuou o ministro.

“Há um bombardeio de notícias, de WhatsApps, que dizem que a única solução para a corrupção é acabar com o poder Judiciário, com a defesa. Essas conquistas que levaram centenas de anos para a humanidade obter atrapalham, vamos enforcar todo mundo em praça pública”, ironizou Alexandre de Moraes. “Isso é uma lavagem cerebral”, concluiu.

*Com informações do repórter Victor Moraes