Anvisa libera medicamento para tratamento de dois tipos de câncer
Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer no Brasil. Essa imunoterapia será usada no tratamento de dois tipos de tumores: um que atinge a região da bexiga e outro no pulmão.
O tratamento realizado pela molécula “atezolizumabe”, comercialmente chamada de “tecentriq”, trabalha para que o próprio sistema imunológico ataque as células cancerígenas.
O oncologista Andrey Soares, do Albert Einstein e do Centro Paulista de Oncologia, destacou que o novo tratamento pode ajudar pacientes que não responderam a outros tipos de tratamento: “então, para câncer de pulmão e bexiga é uma nova opção para pacientes que fizeram tratamento e falharam o primeiro tratamento. É uma opção para primeiro tratamento do câncer de bexiga também”.
A droga é um anticorpo monoclonal: isso significa que uma proteína desse medicamento se liga a outra encontrada nas células doentes do organismo, aumentando a capacidade de defesa do corpo.
Ela impede que o tumor inative as células T, que são responsáveis por detectar e atacar as células tumorais.
Com este bloqueio, o organismo ganha força contra a metástase, a fase avançada do câncer, e permite mais tempo de vida aos pacientes.
*Informações da repórter Marcella Lourenzetto
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.