Anvisa recomenda vacina contra a dengue somente para quem já teve a doença

  • Por Jovem Pan
  • 24/08/2018 06h24
Daniel Guimarães/ A2imgO pedido foi feito pelo laboratório Sanofi, único autorizado a fabricar o produto no Brasil, após a realização de um estudo no ano passado

A vacina contra a dengue não vai ser recomendada para quem nunca teve contato com o vírus causador da doença, decidiu a Agência Nacional de Vigilância Sanitária nesta quinta-feira (23).

O pedido foi feito pelo laboratório Sanofi, único autorizado a fabricar o produto no Brasil, após a realização de um estudo no ano passado.

A diretora médica da empresa, Sheila Honsani, explicou que agora, para tomar a vacina, a pessoa vai precisar confirmar que teve dengue anteriormente: “é mais uma questão de cuidado, então isso se aplica agora em termos práticos. Os indivíduos vão ter que provar que tiveram dengue antes, através de teste rápido ou teste de laboratório”.

Sheila Honsani garantiu a eficácia da vacina começou a ser comercializada a apenas dois anos.

Agora, a Anvisa vai passar as novas orientações aos laboratórios que já têm as doses, e as bulas devem ser alteradas em até 30 dias. As pessoas que foram imunizadas contra o vírus da dengue devem receber acompanhamento da empresa.

A vacina não está disponível de graça no sistema público de saúde em quase todo o Brasil e, em clínicas particulares, chega a custar R$ 135.

*Informações do repórter Afonso Marangoni