Aposentados e pensionistas começam a sacar primeira parcela do 13º salário nesta segunda
![Fachada de uma agência do INSS](https://jpimg.com.br/uploads/2018/05/14444599_1767687010165921_5097939654998190517_o.jpg)
Nesta segunda-feira (27), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, começam a sacar a primeira parcela do 13º salário.
Ao todo, 30 milhões de pessoas vão receber este adiantamento que será depositado junto ao benefício mensal. Desde 2006, este pagamento vem sendo feito de forma antecipada.
Com a medida, o Governo vai colocar R$ 21 bilhões na economia entre os meses de agosto e setembro.
Pode fazer a retirada quem durante este ano recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Já o valor pago para quem teve direito a auxílio-doença e salário-maternidade será proporcional ao período em que a pessoa utilizou o benefício.
Nesta primeira parcela, o valor do abono de Natal é pago integralmente, sem a incidência de Imposto de Renda. Já quem recebe mais de R$ 1.903 por mês terá o imposto descontado na segunda parcela, que deve ser paga até o dia 20 de dezembro.
Recebe primeiro as pessoas cujo número final do benefício, sem levar em consideração o dígito, for 1.
Esse pagamento antecipado vai ser concluído até o dia 10 de setembro. É importante salientar que quem recebeu dinheiro do Benefício de Prestação Continuada durante o ano não tem direito ao 13º salário.
*Informações do repórter Afonso Marangoni
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.