BC autoriza quatro empresas para operar com cadastro positivo

  • Por Jovem Pan
  • 12/10/2019 09h45
Pedro França/Agência SenadoAgora, informações sobre bons pagadores agora já podem ser trocadas entre bancos, empresas e birôs de crédito

O Banco Central (BC) publicou, nesta sexta-feira (11), a autorização para que os quatro birôs de crédito do país operem o novo cadastro positivo. Receberam aval o SPC Brasil, a Serasa, a Boa Vista e a Quod. Esse era o último passo que faltava para que as empresas passassem a receber informações das instituições financeiras.

O cadastro positivo entrou em vigor no começo de julho. Nele, o consumidor é incluído automaticamente no banco de dados e, se quiser sair, precisa pedir.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que é preciso combater o monopólio de dados. “Acho que é a última grande barreira, que funciona como uma barreira de entrada grande para as pequenas empresas. Nós temos o cadastro positivo, que foi regulamentado e inclusive aprovamos essa semana as quatro birôs que vão começar a trabalhar nisso.”

Com a autorização dada às quatro empresas, as informações sobre bons pagadores agora já podem ser trocadas entre bancos, empresas e birôs de crédito. Segundo o BC, de posse desses dados, as companhias terão condições de estabelecer uma nota de crédito para cada consumidor, definida de acordo com a situação das operações de crédito realizadas.

*Com informações do repórter Vitor Brown