Bolsonaro inicia governo e tem encontros com autoridades internacionais
No primeiro dia no cargo, nesta quarta-feira (02) no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro manteve encontros privados com autoridades da China, Portugal, Hungria e Estados Unidos.
O secretário de estado norte-americano, Mike Pompeo, falou sobre a importância do Brasil para a política externa americana.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, por sua vez, ressaltou a importância do acordo do Mercosul com a União Europeia. Ele não acredita que a nova postura do governo brasileiro de, num primeiro momento, priorizar acordos bilaterais, vá dificultar as negociações.
O presidente português disse que é preciso também discutir a questão envolvendo o grande número de brasileiros que decidiram se mudar para Portugal e afirmou que o Brasil é uma potência que precisa ser respeitada.
O presidente Jair Bolsonaro ainda conversou nesta quarta-feira com o presidente da Colômbia, Iván Duque. Por telefone, Duque o cumprimentou pela posse e desejou sorte e sucesso ao novo governo e se colocou à disposição para aprofundar e incrementar as relações entre os dois países.
O presidente brasileiro agradeceu e reafirmou a importância da boa relação entre os dois países. A questão envolvendo a crise na Venezuela também foi discutida, assim como a necessidade de cooperação na busca por soluções.
*Informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.