Brexit: Reino Unido e União Europeia chegam a rascunho de acordo político

  • Por Jovem Pan
  • 22/11/2018 10h38 - Atualizado em 22/11/2018 10h39
EFE/Olivier HosletO anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk

Negociadores britânicos e europeus elaboraram um rascunho de um acordo da futura relação entre o Reino Unido e o bloco após o Brexit.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. A primeira-ministra britânica, Theresa May, deve fazer um pronunciamento para falar sobre o esboço do acordo.

Pelo Twitter, Tusk afirmou: “Acabo de enviar à UE27 um projeto de declaração política sobre a futura relação entre a UE e o Reino Unido. O Presidente da Comissão informou-me que ele foi acordado pelos negociadores e em uma esfera política, sob reserva do apoio dos líderes”.

Os detalhes do rascunho do acordo não foram dados pelas autoridades, mas segundo a agência France Presse, que disse ter consultado o documento, ele prevê que o período de transição após o Brexit, previsto para 29 de março, pode se estender até 2022.

O Brexit foi aprovado em junho de 2016, em plebiscito, mas desde então o governo de May trabalha para estabelecer um tratado com os demais países europeus que compõem o bloco de modo a defender os interesses econômicos e políticos nacionais.

O acordo sobre o texto do Brexit, divulgado há alguns dias, e a declaração política ainda devem ser aprovados durante uma cúpula da União Europeia, marcada para acontecer no dia 25. Em seguida, May concentrará esforços, mais uma vez, para obter apoio do parlamento britânico.