Capital do Cazaquistão muda de nome e passa a homenagear ex-presidente que renunciou após 30 anos

  • Por Jovem Pan
  • 21/03/2019 07h06
EFE A medida é uma homenagem ao ex-presidente Nursultan Nazarbayev, que deixou o cargo na terça-feira (19) após governar o país por 30 anos

A partir desta quarta-feira (20), a capital do Cazaquistão mudou de nome. A decisão tomada pelo Parlamento do país rebatizou a cidade de Astana, que agora passa a se chamar Nursultan.

A medida é uma homenagem ao ex-presidente Nursultan Nazarbayev, que deixou o cargo na terça-feira (19) após governar o país por 30 anos.

A proposta foi apresentada pelo sucessor dele, o presidente interino Kassym-Jomart Tokayev.

De acordo com um site do país, já houve três tentativas de se renomear a capital para Nursultan entre 2016 e 2018 e todas foram rejeitas pelo próprio presidente Nazarbayev, que estava no cargo. Desta vez, ele apoiou a ideia.

Antes de 1998, quando passou a ser chamada de Astana, que significa capital na língua cazaque, a cidade já teve outros dois nomes. A agora Nursultan tem cerca de 1 milhão de habitantes e é a segunda maior cidade do país, atrás apenas de Almaty.

A República do Cazaquistão fica localizada na Ásia Central, é o nono país do mundo em área e o maior sem uma costa marítima.

*Informações do repórter Afonso Marangoni

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.