CNH e CRLV digitais podem ser feitos pela internet em até duas horas em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 17/12/2019 07h18
Reprodução/Detran

Os motoristas de São Paulo podem, a partir deste mês, receber as versões digitais de suas CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo) em cerca de duas horas. A partir do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, é possível retirar a segunda via ou renovação dos documentos sem esperar por suas versões impressas.

A tecnologia é usada para desburocratizar os processos e proporcionar mais comodidade para o cidadão. De acordo com Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), a maior vantagem é não precisar aguardar pela versão impressa dos documentos, que levaria até dez dias úteis para ficar pronta.

“Tanto a CNH digital quanto o documento do veículo digital tem o mesmo valor do físico. Você vai poder portá-lo e, se qualquer autoridade te parar na rua para pedir a documentação, ela é válida”, explica.

Para obter os documentos digitais, basta baixar o aplicativo no celular – ele está disponível para Google Play e App Store – e cadastrar os documentos na plataforma.

*Com informações do repórter Victor Moraes