Com horário estendido, bancos promovem semana de renegociação de dívidas e orientação financeira

  • Por Jovem Pan
  • 02/12/2019 06h30
José Cruz/Agência BrasilAtendimento acontecerá até às 20h

Cerca de 200 agências de alguns dos principais bancos do Brasil vão ficar abertas até às 20h nesta semana para renegociação de dívidas e orientação financeira. A iniciativa parte de um acordo de cooperação do Banco Central (BC) com o Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

Também será possível obter os serviços por meio da plataforma digital consumidor.gov.br – cada banco vai oferecer condições diferentes de participação. Além da renegociação, os bancos vão oferecer dicas para que os correntistas organizem o orçamento e não caiam na inadimplência novamente.

O educador financeiro Reinaldo Domingos considera que a estratégia começa em casa.”Antes de sair negociando, deve-se saber a sua capacidade de pagamento, saber se, no seu orçamento financeiro, você tem essa capacidade para fazer uma negociação à vista e, se for parcelar, saber quanto pode pagar por mês nos próximos meses”, explica.

A semana da renegociação é a primeira medida que está sendo tomada pelos bancos para tentar melhorar a educação financeira no país após o acordo com o Banco Central. O plano prevê que as inciativas sejam tomadas pelas instituições pelos próximos dois anos.

*Com informações do repórter Tiago Muniz