Com horário estendido, bancos promovem semana de renegociação de dívidas e orientação financeira

  • Por Jovem Pan
  • 02/12/2019 06h30
José Cruz/Agência Brasil Faixa de unidade da Caixa Econômica Federal Atendimento acontecerá até às 20h

Cerca de 200 agências de alguns dos principais bancos do Brasil vão ficar abertas até às 20h nesta semana para renegociação de dívidas e orientação financeira. A iniciativa parte de um acordo de cooperação do Banco Central (BC) com o Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

Também será possível obter os serviços por meio da plataforma digital consumidor.gov.br – cada banco vai oferecer condições diferentes de participação. Além da renegociação, os bancos vão oferecer dicas para que os correntistas organizem o orçamento e não caiam na inadimplência novamente.

O educador financeiro Reinaldo Domingos considera que a estratégia começa em casa.”Antes de sair negociando, deve-se saber a sua capacidade de pagamento, saber se, no seu orçamento financeiro, você tem essa capacidade para fazer uma negociação à vista e, se for parcelar, saber quanto pode pagar por mês nos próximos meses”, explica.

A semana da renegociação é a primeira medida que está sendo tomada pelos bancos para tentar melhorar a educação financeira no país após o acordo com o Banco Central. O plano prevê que as inciativas sejam tomadas pelas instituições pelos próximos dois anos.

*Com informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.