Começa nesta quinta segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe
A segunda fase da campanha de vacinação nacional contra a gripe começa nesta quinta-feira (16). Após idosos e profissionais de saúde, receberão a dose de imunização os profissionais de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Segundo o Ministério da Saúde, essas pessoas atuam nos serviços essenciais e estão mais vulneráveis à doença.
A população carcerária, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, povos indígenas e pessoas com doenças crônicas também receberão a vacina contra o vírus Influenza.
Os professores, que estavam previstos para esta segunda fase, passaram para a terceira etapa porque as aulas estão suspensas. Eles serão vacinados entre os dias 9 e 22 de maio, juntamente com gestantes, mães com até 45 dias após o parto, crianças a partir de seis meses e menores de seis anos e demais grupos prioritários.
A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico da covid-19. Até o momento, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, por exemplo, já aplicou quase 2 milhões de doses da vacina contra a gripe.
No dia 9 de maio, também está previsto o Dia D de Mobilização Nacional, quando os postos de saúde deverão funcionar no sábado, das 8h manhã às 17h.
*Com informações da repórter Letícia Santini
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.