Covid-19: Saiba como diferenciar um simples resfriado dos sintomas da doença

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2020 06h24 - Atualizado em 07/05/2020 07h27
Fernando Frazão/Agência BrasilQuem está com resfriado, apresenta sintomas mais leves e, quando há febre, ela é baixa. Já a gripe, provocada pelo vírus influenza, causa coriza, fadiga e febre alta

A temperatura está caindo e com isso problemas respiratórios começam a aparecer.  São comuns neste período crises de asma, de rinite, além de gripes e resfriados. O problema é que muitos sintomas provocados por essas doenças se confundem com os do coronavírus.

As alergias como a rinite, apresentam coriza, nariz entupido, dor de garganta, que também aparecem em quem está infectado pelo coronavírus. Mas a covid-19 tem características peculiares, afirma a alergista Fátima Rodrigues Fernandes, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Quem tem asma pode confundir a falta de ar durante uma crise com aquela provocada pelo coronavírus. Por isso, o pneumologista Rodrigo Santiago aconselha o paciente crônico a usar a bombinha. Ele diz que o importante é prestar atenção nos sintomas mais graves causados pelo coronavírus.

Quem está com resfriado, apresenta sintomas mais leves e, quando há febre, ela é baixa. Já a gripe, provocada pelo vírus influenza, causa coriza, fadiga e febre alta, assim como a covid-19.

A vacina contra a gripe também é fundamental para afastar os sintomas que podem ser confundidos com os do coronavírus. Os pacientes asmáticos crônicos devem continuar o tratamento, mesmo durante a quarentena.

*Com informações da repórter Nicole Fusco